domingo, 18 de setembro de 2011

E.T. - um presente mágico do Spielberg


No post anterior eu escrevi sobre o quanto a indústria, de uma forma geral, está bebendo na fonte dos anos 80. Neste post eu também vou beber nesta fonte. Aqueles que me conhecem um pouco, já sabem o quanto eu sou apaixonado por filmes. As que me conhecem melhor, sabem que eu também curto muito o tema: vida extra-terrestre. Se vocês unirem cinema, ETs e somarem a esta união os anos 80, qual será o resultado? O resultado para essa combinação é um dos melhores filme que eu já vi em toda minha vida: E.T. O Extra-terrestre (1982).
Esse filme me marcou de diversas maneiras. Foi a partir deste filme que eu aprendi a gostar de cinema. Foi a partir de E.T que eu aprendi que você também pode chorar de alegria - eu chorei todas as vinte e tantas vezes que vi este filme - ora eu chorei com o E.T. doente; ora com seu coração iluminado voltando a bater; e todas vezes chorei na despedida dele com o menino que o salvou - aquela música de John Williams no abraço final entre Elliott e o E.T. é sempre arrebatadora para mim. Apesar de não ser o 1º filme de extra-terrestre do Spielberg - ele já tinha feito, em 1977, o filme Contatos Imediatos de 3º Grau - este E.T. definiu, para mim, um estilo de cinema que gosto até hoje.
E.T. não é daqueles filmes que envelhecem e perde o brilho - ele pode emocionar, hoje, da mesma maneira que emocionava lá em 1982. Sua história sobre amizade, companheirismo e respeito às diferenças são universais e atemporais.
E.T. foi filmado com um orçamento baixo (cerca de 14 milhões de dólares) e teve um faturamento de mais de 700 milhões. O filme foi por mais de 10 anos a maior bilheteria do cinema e só perdeu a posição para Jurassic Park, que também é do Spielberg. Hoje, quase 30 anos depois, o filme ainda está entre as 40 maiores bilheterias da história do cinema e está na lista dos 10 melhores filmes de todos os tempos. Em 2002 o filme foi relançado nos cinemas e em dvd com algumas cenas inéditas e totalmente remasterizado digitalmente. Esta versão de 2002, apesar do melhor tratamento técnico, não agradou totalmente aos fãs. Uma alteração digital em uma das cenas foi o principal motivo das reclamações dos fãs - todos acharam um absurdo tirar as armas da mãos dos policiais e colocarem, no lugar delas, comunicadores. A cena alterada tira, de certa maneira, todo o impacto da fuga dos meninos nas bicicletas - uma aberração sem sentido. Semana passado, o próprio Spielberg admitiu o erro e prometeu nunca mais mexer em qualquer outro filme. Se você quiser ver o filme e puder escolher entre a versão original e a versão de 2002 prefira a primeira. Sendo a versão original ou a mais atual - o important é não perder a chance de ver o E.T. mais simpático do cinema mundial.

Trailer do filme (original de 1982)

Nesta cena eu não seguro as lágrimas

Todos os fãs de E.T. sabem que este filme jamais terá uma continuação pelas mãos do seu criador. Spielberg e todos nós sabemos que certos filmes são únicos e E.T. é um desses filmes. Mas como seria se um maluco tivesse a chance de levar às telas a continuação de E.T? Este vídeo abaixo mostra que a capacidade criativa de certas pessoas é enorme. O cara imaginou a continuação e criou um trailer para sua ideia. A loucura não para aí. O cara usa, nas montagens das cenas do trailer, os mesmo atores do filme original, só que atuando em outros filmes (atuais). O trailer, que transforma a continuação em um filme mais "assustador", ficou muito legal - As cenas dos atores em outros filmes se encaixam perfeitamente para compor o enredo pretendido... nota 10 para essas cabeças criativas.

Trailer da continuação que nunca vai existir

Nenhum comentário:

Postar um comentário