terça-feira, 27 de setembro de 2011

A anatomia dos brinquedos

Eu sempre fui uma criança até certo ponto normal. Eu raramente quebrava um brinquedo. Quando quebrava, eu tentava arrumar ou então imaginava uma outra função para aquele brinquedo danificado. Eu nunca fui dessas crianças que gostam de saber o que tem dentro dos brinquedos... tem criança que o brinquedo nem saiu da caixa e ele já pergunta: posso ver o que tem dentro dele? O meu lado lúdico sempre foi mais forte que meu lado curioso ou investigativo. Eu nunca abri meu Gênius para saber o que fazia aquelas luzes acenderem; também não abri meus nintendos para tentar achar o Super Mário escondido dentro deles e jamais tentei ver se o meu Falcon tinha coração, osso ou até mesmo cérebro... claro que eu desconfiava que não existia nada atrás daquele corpo de plástico... mas eu não tinha coragem de fazer o pobre Falcon passar por tal sacrifício... eu preferia ver ele caindo do segundo andar com um paraquedas feito com uma daquelas folhas que embrulhavam maças... ele gostava mais.
Jason freeny, um designer americano que atualmente vive em Nova Iorque, certamente não era parecido comigo. Quando criança, ele era muito mais curioso do que lúdico. Hoje, grande parte de seu trabalho como designer é centrado em mostrar um outro lado dos bonecos de personagens clássicos - o interior de seus corpos. Jason cria com detalhes maravilhosos da estrutura óssea e dos orgãos internos dessas pequenas criaturas que habitam nosso imaginário. Eu nunca imaginei que a Hello Kitty um dia foi um feto e que, mesmo sem boca, ela tem dentes... e que são afiados. Também jamais pensei que um dia eu descobriria que o Homem de Marshmallow não é só de marshmallow... ele tem osso! A criatividade do cara chega até mesmo nos balões de festas - sabe aqueles balões fininhos que, depois de torcidos pra lá e pra cá, viram bichinhos? Pra Jason Freeny, até esses podem ter um esqueleto e todos os orgãos. Veja o site do artista e confira o quanto uma mente criativa pode te surpreender


Um comentário:

  1. nunca parei pra pensar nessa possibilidade..rs


    se possível, visite meu blog

    www.semente-terra.blogspot.com

    ResponderExcluir