sábado, 2 de julho de 2011

As maravilhas de Gaudi

Estou acabando de ler o livro O Código Guadi. O livro é de leitura fácil e não afronta a inteligência, no entanto, peca por seguir muito a linha do O Código Da Vinci - a cópia começa pelo título e segue na jornada das personagens. O livro conta a história (ficção) de um possível segredo milenar que envolve toda a obra do arquiteto Gaudi. Leitura interessante. Com ela você pode se animar a conhecer a história (real) e a obra do arquiteto catalão.
Na verdade, eu não estou escrevendo sobre o livro. Estou escrevendo sobre o Gaudi e sua obra. Gaudi é reconhecido como um dos maiores arquitetos do mundo e suas principais obras estão em Barcelona. Sua arquitetura é única. Ele acreditava que sua obra deveria seguir as linhas da natureza - usando nada ou muito pouco de linhas retas, que para ele, não são naturais. Em toda sua obra, você pode ver a influência de bichos, plantas, flores e todos os aspectos que vemos na natureza de forma geral. Sua obra principal é a Sagrada Família, um templo religioso monumental, onde ele dedicou 43 anos de sua vida. Gaudi morreu em 1926, com 74 anos, e a construção da Sagrada Família foi parar nas mãos de outros arquitetos. Desde então, ela foi interrompida vária vezes: guerras, incêndios e falta de dinheiro fizeram  com que a obra, que agora é baseada inteiramente nos rascunhos de Gaudi, não fose concluída até hoje - estima-se que só teremos o templo finalizado no centenário de sua morte, em 2026.
Eu estive em Barcelona em 2010 e fiquei espantado com toda sua obra. Barcelona respira Guadi e é só estando de frente para essas maravilhas, e são muitas pela cidade, que podemos sentir sua força arrebatadora. Muitas figuras, muitas curvas e todos os elementos se combinando de forma orgânica - uma maravilha para os olhos. Vou deixar aqui algumas da minhas fotos que fiz e te dar uma dica: Vá conhecer Barcelona, vá conhecer Gaudi.

Casa Milà - La Pedrera

Frante do prédio - pedra com ornamento em ferro retorcido

Telhado da Casa Milà - formas que lembram soldados ou guardiões

Sagrada Família

O templo e suas torres com mais de 100 metros de altura

No interior, as colunas que lembram troncos e galhos de árvores

Inúmeras figuras na parte externa
 Parque Guell

Colunas que lembram Palmeiras sustentam a passarela

Uma das casas do parque

Nenhum comentário:

Postar um comentário