terça-feira, 29 de março de 2011

Medo de Jesus

No domingo passado eu estive em uma das muitas igrejas católicas que existem aqui em Brasília. Era um batizado, o dia estava lindo, as pessoas da família felizes... mas nada disso me chamou mais atenção do que um quadro dentro da igreja. O quadro está estratégicamente posicionado atrás do local onde o padre batiza as crianças e por isso deve atrair muitos olhares. Na primeira olhada voce acaba vendo aquilo que a igreja, a séculos, colocou na sua memória visual...o menino Jesus no colo de Maria...tudo muito "igreja católica". Olhando mais atentamente e desfazendo as imagens que me foram marteladas a vida toda, eu vi um Jesus bem fora dos padrões...um Jesus de olhar não muito amistoso. Olhando mais detalhadamente enxergamos mais...todas as personagens estão com o mesmo olhar. Eu, que estava lá fotografando, pedi mentalmente para que eles (os personagens do quadro) sorrissem para a foto...mas não deu certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário