domingo, 20 de novembro de 2011

A emoção de ter um Nintendo

Eu só sou fiel à duas empresas na hora que eu tenho que decidir por um produto. Quando é preciso comprar uma máquina fotográfica, não tenho dúvida, a marca escolhida sempre é a Canon. Se a vontade é de ter um vídeo-game, a minha escolha sempre será pela fantástica Nintendo.
Desde o começo dos anos 2000 que eu não jogava mais vídeo-game. Depois de quase 15 anos jogando em todos os aparelhos lançados pela Nintendo, eu resolvi mudar de marca e comprei um Playstation 1. A traição a marca não saiu sem punição. A decepção não demorou muito. Os jogos eram (e são) sempre com muitos filminhos e nada ( ou muito pouco) de jogabilidade - um saco. A decepção foi tanta que parei com vídeo-game naquela época. Hoje, depois de mais de 10 anos, estou novamente com um vídeo-game da Nintendo - o Wii. O aparelho já foi lançado há alguns anos (2006) e hoje tem como adversários o PS3 e o X-Box. Sem desmerecer quem tem esses dois últimos, ter um Wii não tem comparação - é pura diversão, e é para toda a família. A diversão aqui em casa só tem dois dias, mas já foi suficiente para trazer muitas boas lembranças de bons momentos que esta empresa já me deu. Vida longa ao meu Wii. Veja abaixo alguns vídeos que mostram a emoção de ganhar um Nintendo.

O melhor bolo da vida deste menino

O poder de um Nintendo

Pura emoção

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

A mágica da Realidade Aumentada

O mundo virtual está cada vez mais presente. A cada dia, as novas tecnologias nos mostram maneiras diferentes de se trabalhar, de se comunicar e de se divertir. A Realidade Aumentada é uma dessas novas maneiras de interagir com o virtual. Esta nova "realidade" é conseguida com a  adição de uma informação virtual (imagem) à uma imagem real - é a realidade e o virtual unidos em tempo real. Esta união só é possível através do processamento de códigos ou sinais, que são colocados no local que será filmado. Esses códigos são interpretados através de uma camera que está ligada a um sistema que  faz a leitura, e assim, ao mesmo tempo que filma, o sistema também cria e adiciona uma imagem virtual em 3 dimensões. Tal recurso já está sendo explorado por agências de publicidades, jornais, revistas, montadoras de carro e principalmente pela industria dos vídeo-games. Vejam abaixo alguns vídeos sobre este tema. O primeiro vídeo mostra uma matéria do Jornal da Globo, o segundo mostra uma ação de marketing da National Geographic em um shopping e o terceiro mostra o novo vídeo-game portátil da Nintendo usando a Realidade Aumentada.

Matéria do Jornal da Globo

Campanha da National Geographic

Realidade Aumentada no 3DS da Nintendo

sábado, 12 de novembro de 2011

Os incríveis desenhos de Fredo

Para quem não sabe desenhar, ver um bom desenhista trabalhando é quase como ver uma mágica. De uma folha branca, em alguns minutos, pode aparecer algo surpreendente. Fredo, um artista chileno de 20 anos, eleva o desenho a uma outra categoria. Seus desenhos, a cada novo risco do lápis, vão se soltando do papel, ganham volume, profundidade e em pouco tempo parecem algo real, parecem que emergiram de um papel. Se você, assim como eu, também ficou de boca aberta com a beleza do trabalho deste jovem, visite o site dele, pois é maravilhoso. Aqui você acessa o site e aqui você vê um vídeo do artista e sua obra.


sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Que venha 2012

 
E o mundo ainda não acabou... mas falta pouco. Eu sei que ainda não acabou o dia 11/11/11... mas já deu para perceber que este dia não foi diferente dos outros milhares de dias que já vivemos. Tirando chatice de ver todas as emissoras de TVs falarem sobre assunto, o dia até que foi bem normal para mim. Eu acordei na mesma hora, sai para resolver coisas do meu futuro emprego, almocei, sai novamente, e agora estou escrevendo para meu blog. Ainda não vi nenhum portal dourado anunciando uma nova era de muita gentileza; não vi nenhum meteoro cruzar o céu em direção a terra; não ganhei na loteria e nem captei a energia mística deste dia tão especial. Se nada acontecer até as 23:59 minutos desta noite, não desanime, o mundo ainda pode acabar no dia 12/12/12... tá bem pertinho. Quem não vai gostar muito de ver o mundo acabar nesta data são os dirigentes da Fifa, o prefeito do Rio, o COI e o Santos F. C. que não vai conseguir vender o Neymar. Vamos esperar.

As pessoas vendo o fim do mundo em um telão de LED de 150 metros

O Rio sem a Copa e sem as Olimpíadas

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

A arte com botões de Ran Hwang

Junte milhares de botões, pregos, cristais e uma artista talentosa e você poderá ficar surpreso com o resultado final desta união. Com um trabalho paciente e repetitivo, onde cada detalhe é trabalhado como se fosse único, a artista coreana Ran Hwang, faz de sua arte um palco para contemplação ou meditação. Simpatizante do budismo, a artista, que hoje vive em Nova Iorque, revela que, durante a realização de qualquer obra, ela se sente como um monge em sua meditação. Ran Hwang cria suas obras no próprio local onde elas serão apresentadas. Para a artista cada trabalho é único para cada galeria. Os trabalhos maravilhosos desta artista já passaram por Paris, India, Suiça, Nova Iorque, Polônia e outras localidades... quem sabe um dia temos também este previlégio.








sábado, 5 de novembro de 2011

As logomarcas da ficção

Hoje é o Dia do Designer. É o dia daquele profissional que cobra mais que seu sobrinho que nunca estudou sobre isso. É o dia daquele profissional que não consegue fazer uma logomarca decente em um fim de semana. É o dia daquele cara que todos pensam que desenha pra caralho e por isso deve estar sempre disposto a desenhar a qualquer momento. É o dia daquele profissional que não pode usar o verde somente porque o cliente é corinthiano. É o dia do profissional que tem a maior paciência de ouvir as asneiras de um micreiro. Que belo dia. Por isso, mesmo tendo esta formação, eu prefiro um outro dia para comemorar... prefiro o dia 19 de agosto... neste dia é meu aniversário e o dia do fotógrafo... que por sinal, é muito mais respeitado.
Para deixar o Dia do Designer mais alegre eu resolvi buscar inspiração na ficção. Fui buscar nos filmes, nas séries de TV, nos games e nos desenhos, as logomarcas de grandes empresas fictícias. Quem não lembra da empresa de chocolate Wonka, da empresa Oceanic, que levou seus passageiros para uma ilha misteriosa, ou mesmo da ACME, aquela que fornece itens inimagináveis para seus clientes animados. Vejam as logomarcas e tentem descobrir de que filme, série, games ou desenho elas são. As respostas estão no final do post - basta selecionar o texto que está invisível. Boa diversão.















Respostas: (selecione abaixo)
1. Gringotts - do filme Harry Potter * 2. Duff Beer - do desenho Os Simpsons * 3. Dharma - do seriado Lost * 4. Wonka Bar - do filme A Fantástica Fábrica de Chocolate * 5. Daily Planet - do filme Superman * 6. Os Caça Fantasmas - do filme Os Caça Fanstamas * 7. Massive Dynamics - do seriado Fringe * 8. Oceanic Airlines - do seriado Lost * 9. OCP / Omni Consumer Products - do filme Robocop * 10. Umbrella Corporation - do game Resident Evil * 11. Moster Inc. - do desenho Monstros S/A * 12. Stark Industries - do filme Homem de Ferro * 13. Lexcorp Industries - do seriado Smallville * 14. ACME - dos desenhos da Warner * 15. Skynet - do filme Exterminador do Futuro.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

As mãos de Mario Mariotti

Eu já mostrei aqui como alguns artistas usam, de uma maneira magistral, a criação de sombras através das mãos ou mesmo de todo o corpo. Esses artistas criam, através das sombras, formas de bichos, pessoas ou mesmo cenários com incrível perfeição.
Esse artista é diferente. Mario Mariotti usa exatamente o que ninguém vê em um show de sombras - as próprias mãos. Dono de uma técnica espetacular, Mario Mariotti criou, com o uso de pinturas em seu próprio corpo e das posições com os braços e das mãos, uma série de bichos, esportes e artistas em ação. Mario Mariotti era um artista italiano e faleceu em 1997. Vejam abaixo algumas das belas imagens criadas pelo artista.








O artista "assinando" sua obra

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Pegadinhas das Bruxas

Hoje é o dia das bruxas. Dia em que muitos decidem brincar de assustar os outros ou, de maneira mais leve, resolvem trocar as traquinagens por um punhado de doces. Eu nunca precisei do Dia das Bruxas para dar sustos nas pessoas... por que ter um dia só se eu podia ter o ano inteiro. Já assustei muita gente com bola de meia preta com asas que descia da árvore à noite; já fingi que decepei o dedo para colegas do trabalho (com muito sangue de mentirinha); já fiz um homem com travesseiros para esperar minha irmã de madrugada... enfim... eu não sou tão Lord quando o assunto é dar sustos. Hoje eu estou tranquilo... não mexo mais com isso... sorte dos que me cercam. Pensando nessas brincadeiras e no sustos que elas causam eu resolvi brindar este dia com algumas pegadinhas que me fizeram rir demais. Vejam... e curtam sem exageros esse dia. Feliz Dia das Bruxas.

Este post vai para meu pai que hoje completaria 85 anos... Saudades.

Criança falando com a irmã morta

Teste do medo em um hotel

Pegadinha do espelho sem reflexo

Na TV - O Dia das Bruxas foi ontem

Foi impressão minha ou a Globo, a Record e provavelmente todas as emissoras de TV do Brasil, comemoraram ontem o Dia das Bruxas? Eu tive esta sensação ao ver que todas as emissoras por onde passei, fizeram algum tipo de matéria para falar sobre a suposta briga dos irmãos sertanejos. Eu não poderia imaginar um domingo tão assombrado. Ver um monte de sertanejo ressurgindo dos infernos é tão maléfico para minha saúde quanto ver as crias que vieram depois deles. Será que era só eu que não queria saber o motivo da briga e da ida de um deles ao hospital? Tanta coisa importante para se fazer e um monte de abobados com a cara colada no Fantástico e no Domingo Espetacular vendo o Big Brother dos filhos do Francisco... que horror.

Minha abóbora não aguentou tanto SERTANOJO

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Eis a prova do Christus

Christus e a prova do ENEM

Será que devemos levar a sério a educação neste país? Mais uma vez o Exame Naciona do Ensino Médio, o ENEM, está sob suspeita de fraude. Desta vez a suspeita atinge o colégio Christus, no Ceará. A suspeita de fraude surgiu depois que algumas questões (no mínimo nove) do ENEM fizeram parte de um simulado aplicado recente aos alunos desta escola. Desta maneira, os 639 alunos do colégio que fizeram as provas, tiveram essas canceladas e deverão fazer uma outra posteriormente.
Será que foi algum milagre divino que colocou essas questões no banco de dados do colégio? Será que os alunos deste colégio são mais abençoados do que os outros 4 milhões de alunos que não estudam lá e também fizeram a prova? Eu só não entendo o porque de 9 questões... será que o milagre era só esse, para não dar muito na cara, ou porque o autor do milagre não conseguiu copiar o resto da prova? Espero que o governo consiga apurar tal milagre. Diante de tanta coisa podre eu só posso acabar com uma piadinha de minha autoria:

No dia do Enem... na porta de algum colégio do Ceará:
_ Mãe eu já vou entrar.
_ Vai meu filho... boa sorte... que Christus esteja com você. Que ele te ilumine.
_ ENEM... ops... amêm.

Alguns dos milagres...




quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Pálido ponto azul


Quero compartilhar com vocês umas das mais belas mensagens sobre nosso planeta, sobre nosso lar. O texto foi escrito pelo cientista e astrônomo Carl Sagan em 1996, ano em que morreu. A texto foi desenvolvido a partir de uma foto tirada pela sonda Voyager em 1990. Esta foto, que foi tirada há mais de 6 bilhões de km da terra, também foi a fonte de inspiração para que ele escrevesse um livro, que foi lançado em 1994 (Pálido Ponto Azul). Na mensagem, Carl Sagan nos revela sua esperança e seus temores em relação ao destino de nosso planeta e de nossa civilização. A partir de uma foto em que a terra é um minúsculo ponto no universo, cercada de milhões de estrelas, Carl Sagan, quase de forma poética, faz uma reflexão: Por que nós, humanos recém chegados neste planeta, nos consideramos tão importantes, tão prepotentes? Por que nos agredimos? Por que estamos destruindo nosso próprio lar... nosso planeta? Por que somos egoístas e não pensamos nas nossas futuras gerações? Por que ainda matamos em nomes de deuses? Pare por 4 minutos e reflita: O que você está fazendo por sua casa? Cuide bem dela... não temos outra por perto.

É ali que rola a sua vida
Nosso pálido planeta azul

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Criatividade em outdoors

Trabalhar com marketing exige inteligência, uma boa estratégia e principalmente muita criatividade. Em dias em que a tecnologia atrai a atenção de tantas pessoas, a utilização das mídias que pouco usam deste artificio requer muita competência. Veja o caso dos Outdoors. O uso de outdoor em publicidade é muito antigo e pouco evolui na sua estrutura física. Muitos publicitários estão percebendo que este meio de comunicação pode ser muito melhor explorado. Nos últimos anos já é bem comum ver pelas cidades ou pelas estradas a ação criativa dos profissionais de marketing. Os outdoors estão mais elaborados e com textos mais inteligentes. Muitos desses outdoors são colocados em pontos estratégicos para melhor visualização do conteúdo apresentado. Em tempos de tanto apelo visual a criatividade pode fazer uma enorme diferença.