sábado, 31 de março de 2007

Dona Olga e o dragão

Depois de 23 dias de ausência o Lord está de volta.
Passado o gostoso momento de perceber que uma etapa foi alcançada com sucesso, eu, um humilde designer, vou praticar aqui um esporte cruel...mas que pode render boas risadas a quem vê o resultado. Que esporte? Caça.
Quero começar aqui uma caça as bruxas ou melhor, aos lixos de coisas que chamam de design espalhados ao alcance da minha vista. Os praticantes deste esporte sofrem muito...chega a doer lá dentro.
São faixas, banners, placas, logomarcas, panfletos, cartazes e um monte de lixo que surgem na frente dos meus olhos a todo tempo e sempre ficaram impunes...até agora.
A caça começou...aqui vocês verão minha coleção de “obras” caçadas aqui em Goiânia ou em outros recantos deste país...preparem-se...

A primeira foto é de um salão de "beleza" da dona Olga. Se uma mulher entra ali e sai do jeito que desenharam no muro...putz...o negócio da dona olga é criar dragões. Dona Olga chama um designer...valorize seu comércio.

quinta-feira, 8 de março de 2007

8 de março



Dia 08 de março há uns...30 anos atrás...
Nesta época o desenho já fazia parte da minha vida...eu era um menino de uns 7 anos, calado e que desenhava com guache nos ladrilhos da área de serviço enquanto minha mãe trabalhava nas tarefas da casa...foi também o começo de meus estudos no Colégio Santista (que saudade). Comecei minha caminhada (ajudado pela minha irmazona que aguentava o irmão chorão que não queria ficar sozinho na escola). Tratei logo de demonstrar minhas pequenas habilidades com desenhos...lembro-me agora que fiz a cena da independência do Brasil em um dos trabalhos do meu 1º. ano, nota 10.
Dia 08 de março há uns...20 anos atrás...
Grande década de 80...Ali nascia duas jóias de minha vida, Pri(80) e Rê(82). Foi nesta década que conheci a maioria dos meus grandes amigos. Lá existia (ainda existe) uma rua...a João Carvalhal Filho...lá existia (ainda existe) um edifício...o Adelino Pereira (799)...nesta rua, neste edifício, parte da minha memória feliz irá permanecer para sempre...queridos e queridas que não vou esquecer. Memórias dos jogos embaixo do bloco, do vôlei na rua com um fio esticado atrapalhando os carros, dos carnavais cheios de água, do meu quarto que era um quartel general da turma. Neste período comecei a trabalhar no jornal em que minha irmã era uma espécie de designer de página. Eu não trabalhei com ela e sim na masmorra do jornal fazendo clichês e fotolitos. Ruim? Não...lá tambem fiz amigos que guardo no coração. Com os meus primeiros salários comprei minha primeira maquina fotográfica e dali mais uma paixão surgia...agora além dos lápis, canetas e papéis existia uma máquina fotográfica. Os desenhos? Agora desenhava mais para os outros...ajudava nos trabalhos dos amigos...fazia capas, desenhava historias em quadrinhos, mapas e bichinhos fofinhos para as meninas...ali as notas 10 não eram para mim...e sim para eles. (viu como vocês me exercitaram)
Dia 08 de março há uns...10 anos atrás...
Em março de 97 estava dando os meus primeiros passos na internet...tinha acabado de comprar meu computador...um Itautec que me acompanhou até 2001. Em 99 nascia outra jóia...o Samuel...meu querido sobrinho...apaixonado por carros...brum brum. Nesta década as maravilhas digitais começavam a me instigar...as ferramentas digitais me elevaram...aprendi a trucar uma foto, a montar uma bela página, a inventar logos. Nesta época o MEREM já se espalhara...uns em São Paulo, outro em Curitiba...mas a grande parte ainda na terra mãe...SANTOS...ah que saudades da minha cidade...do canal 1...do posto 2...do Marapé e do vento da praia.
Dia 08 de março há uns...6 anos atrás...
A internet ainda me surpreendia...agora eu podia fazer amigos e amigas virtuais e por uma delas me apaixonei. Começamos a namorar, terminei meu segundo grau e...
Dia 08 de março há uns...5 anos atrás...
A paixão cresceu e meu namoro meio digital, meio real já não era suficiente...nos casamos...Sai de Santos, cheguei à Goiânia para uma nova etapa...precisava subir mais um degrau e então fiz o vestibular da UFG...e passei.
Dia 08 de março há uns...4 anos atrás...
Começava meu curso de Design Gráfico...amigos novos, trabalhos, pesquisas e um encontro fabuloso...o encontro com a historia da arte. Professores que não vou esquecer, “professores” que já estou esquecendo passaram pela minha vida acadêmica.
Dia 08 de março de 2007...
Hoje mais um ciclo se fecha. Minha formatura vai acontecer e estou muito feliz. Quero lembrar de tudo e de todos enquanto estiver sentado lá, esperando o meu nome ser anunciado. Quero lembrar dos meus familiares...da minha doce Mãe, do meu pai(saudades dele)...das minhas irmãs e dos meus sobrinhos. Quero lembrar dos meus tios e primos. Quero lembrar da minha família de Brasília...que eu adoro. Quero lembrar de todos meus amigos do Merem e de todos os outros. Saibam que vocês, os meus convidados, vão lotar aquele auditório hoje, não com seus corpos e sim com suas energias que sempre me fizeram bem...Lembro-me de seus conselhos...para que eu continuasse meus estudos...continuei amigos.
Quero lembrar da maior de minhas paixões...da maior de minhas forças...da maior conselheira...do maior amor. Vou lembrar de você MICHELA. Você é a minha luz.

domingo, 4 de março de 2007

Eu quero o frio

Eu vou derreter.
É essa a sensação que tenho quando enfrento um dia de calor como o de hoje. Esse raio de efeito estufa ou “estoufú” como vou chamar a partir de agora é uma desgraça só. Vai fazer da terra um forno gigante onde o prato que vai ser assado somos nós.
Por que não é o efeito esfria?... Já pensou o mundo com 4 graus a menos na média mundial nos próximos 50 anos....então...lá pelos anos de 2157 eu poderia comprar meu tão sonhado sobretudo e caminhar elegantemente pelas ruas frescas de Goiânia.
Imaginemos....um mundo mais gelado...bem mais gelado.
Beber uma cerveja ou um refrigerante bem gelado não vai ser problema...já vão sair gelados das fabricas.
Viajar para os Alpes nas férias...para que?...Vamos para SP mesmo, ao lado da Imigrantes vai ter uma bela estação de ski onde veremos que Santos é ainda mais linda com uma imensa pista de patinação na orla.
Ter geladeira para que?...vamos aproveitar aquele espaço para guardar livros e dvds que estão jogados em algum canto da casa.
Vamos ter incríveis concursos para ver quem faz a maior quantidade de fumaça com a boca ao falar “o rato roeu a roupa do rei de Roma”...eu com certeza vou participar.
Veremos também novos Reality Shows...algo como levar 14 jovens para uma casa de gelo e os fazer ficarem por 90 dias assistindo todos os documentários sobre o congelamento dos oceanos da Discovery Channel e tendo como alimentos sorvetes, jiló e chuchu. Com certeza o único vivo a sair, além dos 500 mil que vai ganhar um ótimo hospital psiquiatra para se tratar.
Futebol?...ãh...isso vai acabar!...Já pensou receber uma bolada no saco com o frio de rachar?...a sociedade protetora dos animais não permitirá.
Por falar em bicho...teremos que trocar os cães e gatos por pingüins e focas de estimação.

Ta certo que não vou viver nada disso...mas um friozinho é bom de mais.